
SOBRE A IGREJA
E A LIDERANÇA
Uma igreja de tradições
A Assembleia de Deus chegou ao Brasil por intermédio dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que aportaram em Belém, capital do Estado do Pará, em 19 de novembro de 1910, vindos dos Estados Unidos.
Movidos pelo Espírito Santo e pelo desejo de realizar a grande obra em nosso país, famílias deixavam suas localidades para cumprir o propósito definido pelo Mestre: “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15). Para estes pioneiros, o mundo era o nosso Brasil.
Ainda hoje, a mesma chama que ardia naqueles corações permanece acesa em tantos outros que, com essa mesma missão, rompeu até mesmo as fronteiras nacionais.
A liderança do Ministério de Madureira passou do Pastor Paulo Macalão às mãos seguras do pastor Lupércio Vergniano, que com afinco e intrepidez conduziu seu destino durante anos, mantendo com sabedoria, graça de Deus e prudência, a unidade deste Ministério, passando a liderança ao pastor Manoel Ferreira, que com o passar dos anos, os pastores do Ministério de Madureira, sob a presidência vitalícia do Bispo Primaz Manoel Ferreira, tornou-se independente da CGADB, em 1989, fundando a Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil — Ministério de Madureira – CONAMAD.
O templo da AD Brás foi inaugurado no dia 15 de novembro de 2006. Mas tudo começou bem antes.
O início dos trabalhos da AD Brás foi em 13 de julho de 1938, quando o Ministério de Madureira abre sua primeira congregação em São Paulo, na Rua da Glória tendo como primeiro dirigente o pastor Silvio Brito. A abertura dos trabalhos na capital nasceu de uma visão do pastor Paulo Leivas Macalão.
Após passar por diversos endereços, enfim, a igreja se estabelece na Rua Major Marcelino, 331, no bairro do Brás. Ali começam os trabalhos que marcariam um novo tempo na denominação, tornando-a, inclusive, conhecida como AD Brás – Ministério de Madureira.
Uma nova fase de comunhão, de expansão e de consolidação da igreja.
Uma igreja pronta para o futuro
A AD Brás presidida hoje pelo Bispo Samuel Ferreira tem como missão obedecer ao “ide” de Jesus, levando a Palavra de Deus a todos os povos, e abençoando as famílias, por meio da ministração da palavra do Senhor.
Os cultos são transmitidos ao vivo pela Internet, contamos com amplo estacionamento, acesso para portadores de necessidades especiais, poltronas confortáveis com capacidade para, aproximadamente, 5.000 pessoas, enfermaria completa e quatro elevadores para total conforto dos usuários.
Tudo para defender o bem-estar e conforto dos membros, congregados e visitantes. O departamento infantil da Igreja é um diferencial, pois durante o culto, ensinam às crianças a Palavra de Deus.
Dominicalmente, com o seu templo lotado, todos que por ali passam desfrutam da boa música através dos departamentos musicais, a exemplo do Coral, Orquestra e muitos outros. Pela manhã, os presentes desfrutam de um sólido ensinamento na Escola Bíblica.
Se não bastasse este diferencial, a igreja tem diariamente seis horas de programa radio e aos sábados um programa de televisão em rede nacional. Defendendo a excelência do pastorado, o Bispo Samuel Ferreira sempre luta pelo ideal da igreja. Suas máximas preferidas são:
UMA IGREJA FAMÍLIA, AMANDO A JESUS E LEVANDO DEUS A SÉRIO
VAMOS FAZER DA AD BRÁS UM MODELO DE IGREJA, UMA IGREJA MODELO.
Hoje a AD Brás tem membros no Brasil e no exterior, com convenções afiliadas na Argentina, Bolívia, Estados Unidos, Europa, Rússia, Itália, Japão e no continente africano.
E em 2006 o templo da Assembleia de Deus do Brás ganha novo endereço: Avenida Celso Garcia 560 no Brás.
Além disso, estamos numa região de fácil acesso, próximo ao Metrô Bresser-Mooca e corredores de ônibus na Avenida Celso Garcia. Pode-se chegar à sede ainda por importantes vias, como Radial Leste e Marginal Tietê.
Bispo Samuel Ferreira
Toda nossa cobertura espiritual, levantada por Deus, estão em nossos Bispos!
Se os honrarmos, também em Deus, seremos honrados.
Caçula dos Bispos Manoel Ferreira e da Bispa Irene Ferreira, o Bispo Samuel nasceu em 21 de maio na cidade de Garça, no interior de São Paulo, onde seu pai pastoreava.
Foi consagrado ao pastorado quando tinha 19 anos. Iniciou seus estudos teológicos no Instituto Bíblico das Assembleias de Deus, depois se transferiu para os Estados Unidos, onde se formou como bacharel, mestre e doutor em Teologia.
Formou-se em Letras e Inglês pela Universidade da Califórnia em Los Angeles e em Direito pela Universidade Paulista (UNIP).
O Bispo é Presidente da Assembleia de Deus no Brás (SP) e também Presidente da CONEMAD-SP (Convenção Estadual das Assembleias de Deus – São Paulo), Presidente Executivo da CONAMAD (Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil – Ministério de Madureira), Presidente da Junta Conciliadora do Estado de São Paulo, e diretor Executivo da Editora Betel, com sede na capital do Rio de Janeiro e filiais em Campinas, São Paulo e Goiânia–GO.
Foi casado por 34 anos, com a Bispa Keila Campos Costa Ferreira (in memoriam). São pais do pastor Manoel Ferreira Neto, presidente da AD em Campinas, juntamente com sua nora Pastora Marjorye Ferreira, e da Pastora Marinna Ferreira, líder da CIBEM e CORAFESP, também é integrante do Brás Adoração, casada com Pr. Igor Nunes.
É avô de dois netos, Samuel Cássio Ferreira Netto e Manoel Ferreira Junior.
O Bispo Samuel Ferreira é membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil (AELB), e escreveu: Os Três Grandes Conselhos, Como Superar a Crise de Esperança no Mundo, Inveja, a Síndrome do Punhal e Atitudes Práticas Que Levam ao Sucesso.
A Assembleia de Deus é a maior denominação pentecostal do País – estima-se que tenha 22 milhões de adeptos, cerca de metade dos protestantes brasileiros – historicamente ela foi caracterizada pela postura austera e tradicional.
Em 2006, ao assumir a Assembleia de Deus no Brás, Bispo Samuel Ferreira de imediato implantou o plano de crescimento, sendo um dos responsáveis por uma grande mudança de mentalidade e costumes na estrutura da Assembleia de Deus.
Pastora Marinna Ferreira
Tem se destacado como exemplo de jovem fiel e temente a Deus que vive de acordo com seus princípios, dedicando tempo à oração e a palavra.
A Frente Jovem Corafesp é a integração das jovens em único departamento feminino.
A Ev. Marina Ferreira é casada com Pr. Igor Nunes, e liderara com maestria o trabalho da frente jovem Corafesp, ela não apenas pratica sua fé, mas também incentiva as meninas a buscar a Deus e a viverem uma vida reta e temente ao Espírito Santo.
Ele compartilha suas experiências espirituais de maneira inspiradora, promove a compreensão da fé. Sua conduta reflete sua fé e adoração a Deus, mas também um desejo sincero de guiar outros no caminho da retidão, sabedoria e de fé.
O Pr. Igor Nunes é uma das forças da juventude da AD Brás, ao lado de sua esposa, Pra. Marinna Ferreira.
Sempre presente nos cultos, é um dos co-pastores de nossa sede e também participa do programa Palavra de Vida, que vai ao ar pela Rede TV, todos os sábados às 12h.
Além de ser extremamente focado e possuir uma oratória excelente, passou por vários departamentos da AD Brás, desde a adolescência.
Mostrando desde cedo o compromisso com a obra de Deus e o chamado de viver para o altar da Palavra do Senhor. Tem pregado com autoridade de Deus em nossa igreja, bem como tem participado de vários eventos do campo e pelo Estado de SP, o que mostra a sua disposição de ir onde o Senhor o tem enviado.
A Bispa Keila Ferreira foi uma renomada líder evangélica. Esposa do Bispo Samuel Ferreira, com sua liderança inspiradora e sua influência que, transcendendo fronteiras, foi reconhecida no Brasil e no mundo. O legado da Bispa Keila Ferreira é de amor, bondade e compaixão, inspirando muitos a viver uma vida de serviço e a fazer a diferença no reino.
Nascida em 03 de abril de 1972, em Campinas, Keila Campos Costa Ferreira formou-se bacharel em Direito pela Universidade Paulista e bacharel em Teologia. Passou para o Senhor, em 01 de fevereiro de 2025.
A Bispa Keila Ferreira presidiu com excelência a Confederação de Irmãs Beneficentes Evangélicas Mundial (CIBEM), o Congresso Feminino de Oração e Ação do Estado de São Paulo (CORAFESP), além do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Assistência Social (IDEAS).
Sua história foi uma referência. Seu ministério abrangeu décadas, marcado por pregações impactantes guiadas pelo Espírito Santo de Deus. Através de sua carreira e legado, fomos constantemente lembrados do poder do amor de Cristo e da importância de viver uma vida de fé em Deus.
Autora do livro “Melhor do que ganhar joias”, que em seu conteúdo mostra exemplos e lições que dignificam a beleza da mulher.
Para sempre em nossos corações.
Bispa Keila Ferreira (in memoriam)
Casada com o Bispo Samuel Ferreira, e mãe de dois filhos, Manoel Ferreira Neto, presidente da AD em Campinas, juntamente com sua nora Pastora Marjorye Ferreira, e da Evangelista Marinna Ferreira, casada com Pr. Igor Nunes, líder da Frente Jovem do CORAFESP e integrante do Brás Adoração e avós de dois netos, Samuel Cássio Ferreira Netto e Manoel Ferreira Junior.